Células

Como primeiro post de conteúdo de biologia iremos começar com a unidade básica fundamental de qualquer ser vivo, A CÉLULA!


Todo ser vivo é formado por células, desde aquele que você nem consegue ver, como é o caso das bactérias até o maior animal do mundo, a baleia azul.
As células são divididas em dois tipos principais:

  • Células procarióticas
  • Células eucarióticas
E qual a principal diferença entre elas? Olhando a figura acima você pode me dizer:
"A procariótica é mais simples e a eucariótica é mais complexa".
Exatamente! 
De acordo com a teoria mais aceita cientificamente sobre a origem da vida (tema para um próximo post), os primeiros seres vivos foram os procariontes unicelulares, seres simples constituídos por uma parede celular, membrana plasmática, citoplasma, ribossomos e material genético. Os eucariontes se originaram a partir dos procariontes que não tinham, ou que perderam, a parede celular e desenvolveram dobramentos na membrana que originaram as organelas e o envelope nuclear.

A palavra PROCARIONTE significa "primeiro núcleo" e EUCARIONTE significa "verdadeiro núcleo". Nas células procariontes o núcleo ou melhor dizendo, o material genético (DNA), não está envolto por uma membrana. No caso dos eucariontes o núcleo tem um envoltório nuclear composto por uma membrana dupla.

Estruturas celulares- célula procariótica


1. Parede celular

Encontra-se na superfície externa da membrana celular, é sintetizada no citoplasma. Sua função é oferecer proteção e dar forma à célula, que geralmente é esférica ou em forma de bastonete.

2. Membrana plasmática

Está presente em todas as células, é uma camada que envolve a célula, parte mais externa do citoplasma. Sua função é tentar manter o meio intracelular constante, por meio da permeabilidade seletiva, ela que vai selecionar o que pode e o que não pode passar. É constituída principalmente por fosfolipídios e proteínas.

3. Ribossomos

Estruturas onde são produzidas as proteínas das células, nas células procariontes eles constroem-se sozinhos a partir de seus próprios componentes.

4. DNA

Denominado nucleoide nas células procariontes, geralmente existem dois ou mais cromossomos circulares idênticos.

5. Citoplasma

Conteúdo gelatinoso dentro da membrana plasmática, contém íons, micro e macromoléculas. 

6. Flagelo

Nem todas as células possuem, é uma estrutura que serve para a locomoção da célula. Algumas células podem apresentar vários flagelos.

Estruturas celulares- célula eucariótica


As células eucarióticas são divididas em célula animal e célula vegetal. Destaremos as características de cada uma delas. Vale ressaltar que esses desenhos são meramente esquemáticos, existem vários formatos diferentes de células, cada um com uma função específica.

As células eucarióticas, diferente das procarióticas, são segmentadas. O citoplasma é envolvido pela membrana plasmática e o núcleo pelo envoltório nuclear. No citoplasma encontram-se várias organelas, alguns autores consideram organelas apenas as estruturas que são envoltas por uma membrana, como as mitocôndrias, por exemplo. Enquanto outros, consideram organelas todas as estruturas intracelulares que apresentem funções bem definidas.

1. Mitocôndrias

Constituídas por duas unidades de membrana, sendo a interna pregueada, a externa dá um formato esférico ou alongado a essa organela. Sua principal função é liberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP (adenosina trifosfato).

2. Retículo endoplasmático

São vesículas achatadas e esféricas que se intercomunicam em um sistema contínuo. O retículo endoplasmático distingue-se em rugoso (ou granular) e liso. Na membrana do retículo endoplasmático rugoso contém ribossomos, quando os ribossomos se unem em filamentos, formam o polirribossomo que é fundamental para a síntese de proteínas. O retículo endoplasmático liso contem tubos que se continuam no retículo endoplasmático rugoso, é bem desenvolvido nas células que secretam hormônios.

3. Aparelho ou complexo de Golgi

É constituído de vesículas achatadas e esféricas de vários tamanhos. Uma de suas funções mais importantes é a separação e endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-as para as vesículas de secreção.

4. Lisossomos

São os recicladores de organelas, pois são depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, fagocitose, ou organelas da própria célula. Têm tamanho e forma bastante variáveis, em seu interior contém enzimas hidrolíticas (enzimas que rompem moléculas, adicionando átomos de moléculas de água). 

5. Citoesqueleto

Os modeladores das células. Ele estabelece, modifica e mantém a forma das células, também é responsável por diversos movimentos celulares. Seus principais elementos são os microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários.

6. Núcleo

Contém os cromossomos e é separado do citoplasma por membrana dupla, essa membrana contém poros que regulam a passagem de macromoléculas entre o núcleo e o citoplasma. Todas as moléculas de RNA do citoplasma são sintetizadas no núcleo, e todas as moléculas proteicas do núcleo são sintetizadas no citoplasma.
O núcleo contém a cromatina, que é constituída de DNA e proteínas. Também contém o nucléolo, que é constituído de bastante RNA, proteína e um pouco de DNA.

7. Centríolos

Geralmente ocorrem aos pares. Os que são alongados e modificados dão origem a outras estruturas celulares, os cílios e os flagelos, relacionados à movimentação. 

Estruturas que distinguem as células vegetais das animais

1. Parede celular

Protege a célula contra agressões mecânicas e a ação de parasitos.

2. Presença de plastídios, como o cloroplasto

Podem ser divididos em leucoplastídios, são plastídios que não contém pigmentos. Os cromoplastídios contém pigmentos, o mais frequente é o cloroplasto, principal pigmento fotossintético.

3. Vacúolo

São importantes na regulação osmótica da célula, seu interior contém uma solução aquosa com sais, carboidratos e proteínas. Alguns possuem pigmentos.

4. Glioxissomo

Relacionado à fixação do gás carbônico no processo de fotossíntese.

5. Presença de amido

Nas plantas o polissacarídeo de reserva é o amido, enquanto nos animais é o glicogênio.



Fontes:
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª edição; Ed. Guanabara e Koogan, Rio de Janeiro, 2012.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio: volume 1. 2010.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cronograma de estudos semanal

Teorias sobre a origem da vida