Mapas mentais


Caro estudante brasileiro, nós conhecemos o ditado "tempo é dinheiro". Pois bem, sabemos que o tempo é precioso e quando estudamos queremos resultados rápidos. Muitos alunos preferem até assistir a vídeo aulas do que ler o conteúdo.

Não importa se você está no ensino médio, graduação ou pós, sempre terá que desdobrar seu tempo em estudar para as disciplinas, ir ao estágio, fazer pesquisa, escrever o TCC, dissertação ou tese. E se você não otimizar seu tempo sendo organizado, utilizando ferramentas que funcionem para o seu dia-a-dia, você corre o risco de se sentir totalmente perdido no meio de tanta coisa e isso é muito prejudicial para a saúde mental do estudante.

Nesta postagem irei apresentar uma ferramenta que serve tanto para os estudos quanto organização pessoal. Os mapas mentais, o objetivo de um mapa mental é organizar as informações de maneira harmônica com processos cognitivos.

O objetivo dessa ferramenta nos estudos é ajudar na memorização, revisão e análise do conteúdo. Não precisa ser todo colorido e cheio de desenhos como mostrado em alguns studygrams, mas isso vai de cada pessoa, se você gosta de fazer decorações e tem tempo pra isso não tem problema, contanto que te ajude a aprender o conteúdo.

O que eu acho legal no mapa mental é que você treina sua capacidade de síntese em uma página, pelo menos pra mim é o ideal, pois você consegue enxergar todo o conteúdo que precisa saber. Vou mostrar alguns exemplos abaixo:

1. Assunto geral com título no centro
Uso para conteúdos mais descritivos como biodiversidade, dá pra ter uma visão geral de todo o assunto

2. Estilo tabela
Nesse caso, quando sub tópicos que se repetem para cada "item" que preciso saber

3. Esquema central com descrição
Ótimo para estudar anatomia, às vezes no livro o esquema está em uma página e a descrição em texto está em outra. Neste modelo de mapa mental você resolve esse problema, e ainda otimiza seu tempo na hora de revisar pra prova.

4. Mapas de organização pessoal
 Fiz também alguns mapas mentais no site "canva.com" para a vida pessoal para mostrar que você pode utilizar essa ferramenta para organizar qualquer coisa na sua vida e deixar as coisas mais claras.




Se você nunca utilizou essa ferramenta, segue abaixo o passo-a-passo de como fazer um mapa mental:

  1. Comece pelo título no centro ou na parte superior da página;
  2. Faça subtítulos de preferência com uma só palavra, você pode ligar ao título com linhas ou não;
  3. Coloque outras informações, pode ser pequenos textos, desenhos ou diagramas relacionadas aos subtítulos;
  4. Use diferentes cores, pode ajudar  na associação de informações.



Espero que possa ter ajudado vocês com essas dicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Células

Introdução ao pensamento evolutivo- As teorias evolutivas

Teorias sobre a origem da vida